quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trocas.


Para entender a relação entre seres humanos é necessário antes de mais nada, estabelecer um processo de comunicação emissor – receptor. Os símbolos usados – palavras, maneira de se expressar, gestos, entonação de voz, etc - determina o quão bem as pessoas se relacionam.

Muitos casos, a maneira de se portar contribui em muito para o bom andamento de uma conversa. Quando um dos lados reporta um determinado assunto com desdém, o ouvinte pode se sentir ferido já que a probabilidade de alguém conhecido ter vivido aquela historia, não pode ser descartada.

Conversas a respeito de religião são por demais perigosas. Por mais que duas pessoas se conheçam, nesse tipo de conversa há as chamadas “picuinhas”- questões de menor valor mas dentro deste contexto, ganham potencial alto suficiente chegando à ponto de deteriorar por inteiro uma relação de anos.

Das ações intrínsecas, sempre uma deixou um rastro de estranheza. Alguns contam com carisma tão amplo que são capazes de monopolizar grupos a realizarem determinadas ações que na boca de outro de maior potencial, simplesmente nada aconteceria.

Nesta esfera, a razão perde espaço à emoção. Sentir grande nas mãos dum pequeno, nada de mais porem seguir ordens sem nada questionar passa a ser ridículo. Estranho que isso não acontece somente entre humanos. Animais parecem seguir o mesmo padrão.

Um exemplo disso foi verificado alguns anos atras entre dois cães. O maior, praticamente fazia desaparecer o menor atrás de uma de suas patas, mas o controle da situação ficava sempre sob comando do menor – até mesmo as “broncas” em relação à alimentação. Que é isso ? Não sei. Provavelmente um tipo singular de energia semelhante ao carisma capaz de guiar passos.

Leitor: coloque-se em meu lugar e desvende este segredo. Ficar a expensa duma curiosidade dessas não é nada fácil justamente porque são animais. Entre homens, há como se entender! É mais do que compreensível admitir o quão “racional” é o funcionamento do bicho homem!


Manoel Claudio Vieira, 26 de janeiro de 2004 09:20h.


http://www.angelfire.com/oz/foradassombras/
HP médica-neurologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para escrever seu comentário