Tarde da noite, cansado de brigar com o travesseiro, pulo da cama e vou para o computador. Extenuado de arrazoar o que foi o dia, seus imbróglios e surpresas, do nada vem à mente uma serie de ideias e da mesma forma que vieram, passo a brincar com elas atribuindo a cada uma nome e sentimento para a partir deles dedilhar uma pequena história, maioria das vezes sem saber ao certo para onde vou.
Curioso é que por vezes o início dessa historieta é um tanto difícil se desenvolver, porém logo nasce uma série de eventos, muitos deles vividos, outros tantos presenciados que passam dar forma e conteúdo ao tema proposto. Apaixonante a forma como me entrego esquecendo o cansaço da noite não dormida – maioria das vezes a atmosfera noturna ajuda embalar o desenvolvimento do tema, mas daí ocorre o que chamo de “contaminação”. Explicando melhor, passo atribuir qualidades minhas ao personagem criado.
Sei que para alguns não faz muito sentido, mas em boa parte das vezes pareço contar com alguém a meu lado acompanhando a narrativa como coautor. Em alguns casos, impressiona a sincronia entre o que acontece como nos casos descritos em notícia/informe do rádio (ligado ao meu lado) com o que escrevo no exato instante. Não sei hoje, mas décadas atrás os apresentadores de alguns programas pareciam fazer parte de nosso dia. Tive “conversas” com eles – explico: após ouvir uma noticia, eu questionava a forma como o evento aconteceu lembrando a implicância do ocorrido dentro de um contexto social mais amplo e, para minha surpresa, a ‘cara’ dentro do radinho respondia como se tivesse ouvido minha questão. Sei que minhas “antenas” são capazes de captar todo tipo de informação, mas dessa forma, nunca tinha visto nem ouvido. Fico por aqui pensando no quão miserável deve ser o indivíduo que entrega tudo a chamada inteligência artificial. Quando componho um texto é de mim que me faço presente, algo muito parecido com o dito “aprender a pescar”. Concorda?
Manoel Claudio Vieira – 25/06/25 – 01:05h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esteja a vontade para escrever seu comentário